Como conseguir visto de trabalho ou residência permanente na União Europeia

Austrália, Canadá ou Nova Zelândia são destinos conhecidos para quem quer imigrar como trabalhador qualificado, os três países são reconhecidos por apresentarem programas estruturados atraindo “skilled worker” do mundo todo.
De olho nisso e percebendo que estava perdendo profissionais qualificados, a União Europeia lançou um plano ambicioso o EU Blue Card, “a iniciativa europeia possui algumas características que a distinguem e que ajudarão a Europa a tornar-se no destino migratório favorito do mundo”. Há varias maneiras de estabelecer-se legalmente nos países da União Europeia, sobretudo com o novo EU Blue Card/Cartão Azul.

Como conseguir o seu EU Blue Card/Visto de Trabalho/Visto de Residente Permanente.

Características requeridas: Não ser um cidadão europeu, ter formação superior, ter uma oferta/contrato de trabalho de 6 meses (nova regra). Mas se eu não tiver uma oferta/contrato de trabalho? A UE criou uma maneira de aproximar você de um empregador.

O Portal Rede do Cartão Azul, nele você pode se inscrever, fazer o seu perfil e adicionar um currículo para que empresas possam te empregar. A solicitação deve ser feita na Consulado do Estado Membro da União Europeia que você vai residir, caso você esteja fora da UE. Se eu for para Eslováquia, eu vou solicitar o meu visto no Consulado da Eslováquia. Se eu for para Espanha, eu vou solicitar o meu visto no Consulado da Espanha.

Se você estiver dentro da União Europeia você vai procurar a administração municipal mais próxima da sua casa.
O prazo de resposta é de 90 dias, com a nova regra anunciada, o prazo de resposta será de 60 dias.

Os documentos necessários para a aplicação:

  • Certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação.
  • Contrato de trabalho de duração de 12 meses.
  • Passaporte.

Obs: Cada estado membro era livre para fazer modificações, agora não. O processo vai ser unificado e mesmo para todos os estados membros da UE. Com a nova regra o contrato de trabalho pode ser de 6 meses.

Como posso conhecer as regras gerais do programa?

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas aqui e aqui. Mais informações sobre as regras de aplicação para diferentes países podem ser obtidas aqui. Você pode fazer uma busca por uma vaga de trabalho na Europa através do portal europeu de empregos, ou aqui no nosso site. Perguntas e respostas frequentes sobre o programa podem ser obtidas no site oficial.

* Publicado originalmente em Imigração União Europeia

Compartilhar:
}