Dicas para se adaptar a um emprego no exterior

Ao mudar-se de cidade ou país para encarar um novo desafio profissional, é comum que as pessoas sintam certos receios e enfrentem dificuldades de adequação dentro da nova cultura. No entanto, é essencial que isso aconteça para que o resultado profissional seja vantajoso, trazendo benefícios tanto pessoais como para a própria empresa. Assim, veja o que você pode fazer para se sentir bem dentro de um novo ambiente de trabalho no exterior:

1 – Fale o idioma local

É importante que você saiba se comunicar bem na língua daquela região. Você perceberá que a medida que demonstrar interesse em aprender mais e tornar-se uma pessoa fluente, conseguirá mais respeito dentro da companhia. Comece com o básico e vá aprimorando sua comunicação aos poucos, por meio do estudo e do próprio convívio com os cidadãos locais.

2 – Conheça o local

Quanto mais você souber sobre o novo país em que irá morar, melhor será o seu convívio com os colegas de trabalho. Pesquise sobre o idioma principal de lá, quais os hábitos comuns dos moradores e qualquer outro tipo de informação que você considere relevante, até mesmo para a ampliação da sua bagagem cultural. Além disso, quando você desconhecer algo que um colega estiver comentando, não tenha medo de perguntar. Você aprenderá mais e se sentirá melhor no local em que estiver morando.

3 – Aprenda com a prática

Por mais que as pesquisas no Google facilitem muito o seu dia a dia, você só aprenderá de fato quando vivenciar determinadas situações. Por isso, não tenha medo de viver novas experiências, visitando lugares até então desconhecidos e entrando em contato com pessoas diferentes das que estava acostumado. A prática acelerará o seu aprendizado e também fará com que você sinta-se em casa mais rapidamente.

4 – Não tenha receios

Algumas das principais barreiras do período de adaptação são o idioma, os hábitos e a alimentação local. No entanto, é importante que você encare todas elas como formas de aprender mais e vivenciar novas situações. Não tenha medo de experimentar algo que você não está habituado, como criar uma rotina de um cidadão local ou acostumar-se com os tipos de pratos. Você perceberá que sua adaptação será muito mais fácil dessa forma.

* Artigo publicado originalmente no Universia Brasil

Compartilhar:
}