ONU abre inscrição para Programa de Jovens Profissionais 2016

Todos os anos, as Nações Unidas procuram jovens altamente qualificados que queiram começar dedicar-se a uma carreira internacional na Organização. Por meio de seu concurso anual, o Programa Jovens Profissionais (YPP, na sigla em inglês) busca novos talentos para incorporar-se à ONU. Neste ano, o exame será em 14 de dezembro de 2016 em em duas áreas – Assuntos Econômicos e Tecnologia da Informação e Sistemas. Os candidatos devem ter 32 anos – nascido em 1o de janeiro de 1984 ou depois. Se você é graduado no ensino superior, fala inglês ou francês fluentemente, é cidadão de um dos países participantes do programa (acesse aqui a lista), saiba abaixo como participar. Entre os países incluídos estão quatro lusófonos: Brasil, Angola, Cabo Verde e Timor-Leste.

O período para se candidatar ao exame vai de 19 de maio a 19 de julho de 2016 (23h59, no padrão Eastern Standard Time, EST), de acordo com a habilitação e por meio do portal de Carreiras da ONU. Outras novidades devem ser acompanhadas diretamente no site do Programa. Saiba tudo sobre o YPP no site da ONU.

Candidaturas

É importante observar que candidaturas incompletas e/ou atrasadas não serão consideradas. Portanto, é preciso preencher e enviar o seu pedido antes do prazo final. É importante completar e atualizar todas as informações com precisão, pois estes dados servirão como uma base para avaliar a sua elegibilidade e adequação ao exame. Você receberá, por e-mail, um número de candidatura. Observe que, uma vez apresentado, o pedido não pode ser modificado. Orientações adicionais sobre a elaboração de candidaturas estão disponíveis por meio de um manual (clique aqui) e nas perguntas frequentes sobre o YPP (clique aqui).

Exame

O exame se dá em duas etapas: uma prova escrita e uma prova oral. A prova escrita avalia o seu conhecimento substantivo, pensamento analítico e habilidades de redação. Um dos textos (em inglês ou francês) é voltado a todos os participantes, e o segundo texto é voltado de acordo com a área escolhida, em qualquer uma das seis idiomas oficiais das Nações Unidas (espanhol, inglês, francês, russo, chinês e árabe). O exame oral, feito apenas por aqueles que passaram no teste escrito, é uma entrevista baseada em competências. Os candidatos aprovados no exame YPP serão colocados em uma lista de reserva para possível recrutamento no nível profissional júnior nas Nações Unidas.

Dúvidas e outras vagas na ONU

Toda e qualquer dúvida adicional deve ser enviada diretamente para o contato disponível na página do programa, clique aqui. Além do YPP, pessoas em qualquer faixa etária podem buscar vagas na ONU a qualquer tempo, constituindo as vagas sem critérios de faixa etária a vasta maioria das oportunidades disponíveis na ONU. Saiba mais sobre estas vagas no portal de empregos da ONU. Saiba mais sobre como trabalhar em Organizações Internacionais clicando aqui.

Compartilhar:
}