OEA oferece 80 bolsas de estudo para cursos de mestrado

A Organização dos Estados Americanos (OEA) tem como objetivo estreitar as relações entre os 35 países-membro, por meio de ações que promovam sua solidariedade, intensifiquem sua colaboração e defendam sua soberania, sua integridade territorial e sua independência. Nesse sentido, em parceria com a Universidad Complutense de Madrid (UCM), a OEA criou um programa internacional que oferece oitenta (80) bolsas de estudos para cursos de mestrado em Comércio Exterior (40) e Gestão Empresarial Internacional (40) oferecidos pela universidade espanhola. Ambos os programas de mestrado possuem a duração de um ano e são ofertados na modalidade a distância.

Sobre o Programa de Estudos

Perfil professional do candidato: título de graduado, engenheiro, arquiteto ou diplomado por uma universidade espanhola com cursos no exterior quando estes equivalham ao de graduado, engenheiro, arquiteto ou diplomado, nos mesmos termos estabelecidos para acessar os cursos de pós-graduação.

Lugar dos cursos/modalidade: on-line.

Data de início do programa: 31 de outubro de 2016.

Duração do programa: 12 meses

Data estimada de finalização: a data de término do programa é dia 30 de junho de 2017. A primeira chamada extraordinária do exame da UCM é dia 7 de julho de 2017 e a segunda chamada do exame da UCM será no dia 17 de julho de 2017.

Idioma do treinamento: espanhol.

Admissão para o Programa

Antes de solicitar a admissão ao programa, recomendamos aos candidatos ler a descrição completa do programa de mestrado que tenha selecionado para se assegurar de que a área de estudos corresponde às suas expectativas e aos seus interesses. O prazo para a inscrição da bolsa é até 8 de julho de 2016, e do programa de estudo, 30 de junho de 2016.

Benefícios da Bolsa de Estudos

  • A bolsa cobrirá 40% do custo total do programa.
  • Os benefícios estão sujeitos ao rendimento acadêmico do bolsista para manter a bolsa. O bolsista não deve ser relatado com baixa acadêmica por tempo de ausências ao programa e/ou reprovação de matérias.

Solicitação da Bolsa de Estudos

O candidato deverá iniciar o seu processo de admissão ao programa de estudos da UCM. Reunir os seguintes documentos solicitados para a candidatura na seguinte ordem:

  • Escrever dois resumos (leve em consideração que o formulário pedirá para você escrever os seus resumos no idioma espanhol. Cada resumo deve ter, no mínimo, 800 caracteres – não palavras, e um máximo de 2.900 caracteres, incluindo espaços).
  • Cópia do documento de identidade.
  • Carta de admissão ao programa de estudos.
  • Currículo atualizado.
  • Diploma ou certificado de conclusão de curso.
  • Cópia das qualificações completas.
  • Uma carta de recomendação.

O candidato deverá explicar como o programa de estudos impactará diretamente a sua carreira, melhorando as suas habilidades profissionais em seu atual trabalho ou para permitir algum crescimento.  O candidato também deve indicar, em um plano de 5 anos, como pretende aplicar os conhecimentos e experiências que irá adquirir para contribuir com o desenvolvimento de seu país ou região. Além disso, o candidato deve indicar as razões pelas quais se candidata a bolsa, explicando a sua necessidade financeira e demonstrando como cobrirá os gastos adicionais não contemplados nesta bolsa.

Preencher e enviar o Formulário de Solicitação de Bolsa OEA junto aos documentos indicados anteriormente, os quais deverão estar agrupados em um só documento, em formato PDF.

Processo de avaliação, seleção e publicação de resultados

Durante este período, o candidato deverá aguardar a publicação dos resultados do processo, os quais serão publicados na página, a partir de 19 de julho de 2016. Apenas os candidatos selecionados serão contatados por um e-mail, em que receberão a oportunidade da bolsa e as instruções para aceitar a bolsa.

Critérios de avaliação e seleção

  • Perfil acadêmico, mérito e credenciais acadêmicas.
  • Potencial impacto do candidato para a finalização do programa de estudos.
  • A distribuição geográfica dos candidatos, levando em consideração as necessidades mais importantes dos estados membros da OEA, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.
  • A distribuição geográfica e diversidade cultural e de gênero.
  • Necessidade econômica do candidato, de acordo com o indicado em seus resumos.

Para mais informações favor consultar o edital completo no site oficial.

Compartilhar:
}