O que são os diplomas DELF e DALF?

O DELF (Diplôme Approfondi de Langue Française) e o DALF (Diplôme d’Études en Langue Française) são os diplomas oficiais expedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros a programas de estudo em países francófonos.

Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono. O DELF (do francês Diplôme d’études en langue française) é um certificado de língua francesa voltado para não-nativos que é composto de quatro partes fundamentais: compreensão oral, compreensão escrita, produção escrita e produção oral. O teste DELF engloba quatro diferentes níveis de proficiência: A1, A2, B1, B2.

Por sua vez, o DALF (do francês Diplôme Approfondi de la Langue Française) é a sequência do exame DELF e avalia o usuário avançado da língua. O portador do diploma do DALF fica isento de prestar exames linguisticos ao ingressar numa universidade francesa. O teste é dividido em dois níveis: C1 e C2.

Criados em 1985, eles estão presentes hoje em 154 países e abrangem mais de 900 centros de exame no mundo. Desde 1° de setembro de 2005, o DELF e o DALF mudaram de acordo com as propostas do quadro europeu comum de referência para as línguas do Conselho da Europa. Após a mudança, o DELF e o DALF se transformaram em 6 diplomas independentes, que correspondentes aos 6 níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2) do quadro europeu de referência para as línguas.

Mais informações sobre o exame DELE podem ser obtidas no site do Campus France. Conheça também outros testes internacionais de proficiência de idiomas clicando aqui.

Compartilhar:
}