O que é o teste onDaF?

O teste onDaF foi criado pelo Instituto TestDaF na Alemanha. Ele é utilizado para avaliar os conhecimentos da língua alemã numa forma objetiva, rápida, confiável e econômica. O método utilizado é o chamado C-Test. O candidato recebe vários textos originais em alemão nos quais um número X de palavras só aparece pela metade (no onDaF são oito textos com 20 lacunas por texto). O candidato tem que preencher as lacunas e é avaliado segundo a porcentagem das suas respostas corretas. Qualquer desvio do original é considerado um erro, independentemente da natureza do erro (lexical, gramatical ou ortográfico). O teste é feito completamente on-line.

O resultado é dado imediatamente após a conclusão do teste e segue parte dos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, ou seja, de A2 até C1. O onDaF não distingue abaixo de A2 e acima de C1. O resultado não permite distinguir diferentes capacidades lingüísticas (leitura, fala, gramática etc.). É uma avaliação geral que, porém, foi testado intensivamente e mostra altas correlações com outros testes.

É importante saber que o certificado do onDaF não pode ser utilizado para o ingresso numa universidade alemã, só serve para o DAAD ou outra entidade (ou o próprio candidato) avaliar o (seu) conhecimento lingüístico. As universidades alemãs continuam a exigir os resultados do TestDaF, da Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH), do diploma da KMK II ou de alguns testes do Goethe-Institut.

O onDaF tem que ser feito num centro licenciado pelo Instituto TestDaF. Estes centros oferecem datas específicas para a realização do teste. Cada candidato tem que se registrar on-line para uma destas datas e recebe um número para ser utilizado no dia da prova. Os custos do teste dependem do centro onde é feito. Para candidatos a bolsas de estudo do DAAD que realizam o teste com um representante do DAAD, a participação é gratuita.

Mais informações sobre a Certificação do Alemão como Língua Estrangeira podem ser obtidas no site do TestDaF. Conheça também outros testes internacionais de proficiência clicando aqui.

Compartilhar:
}