O que é o Scholastic Assessment Test?

Estudantes que se candidatam a um programa de graduação de quatro anos em uma faculdade ou universidade nos Estados Unidos precisam fazer um exame de admissão como o SAT (Scholastic Assessment Test).

Realizado em mais de 175 países, o SAT faz parte do seu sonho de estudar no exterior. Praticamente toda faculdade ou universidade dos Estados Unidos exige um exame de admissão padronizado como parte do processo de admissão. A maioria das universidades mais exigentes exige um exame com redação, como o SAT, e as mais seletivas ainda exigem também os testes de matérias específicas do SAT. O SAT também é reconhecido como uma credencial para a admissão de estudantes internacionais nas universidades mais importantes fora dos EUA (incluindo universidades no Canadá, Austrália, Reino Unido e outros lugares) cujo ensino é ministrado em inglês.

O SAT consiste em questões de múltipla escolha e uma redação que mede as aptidões desenvolvidas na escola e a sua capacidade em aplicá-las. Os resultados obtidos no SAT ajudam as universidades a tomar decisões corretas fornecendo um indicador do preparo acadêmico do estudante para os estudos de nível universitário. Os resultados obtidos no SAT também ajudam os estudantes a definir as universidades onde têm mais probabilidade de sucesso. Ainda que o SAT represente um ponto de comparação entre estudantes de todo o mundo, lembre-se que o SAT é apenas um dos muitos fatores que as universidades levam em consideração ao tomar decisões de admissão.

Os testes de matérias do SAT são oferecidos em diversas áreas: matemática, ciências, línguas estrangeiras, literatura e história. Muitas universidades exigem ou recomendam fazer os testes de matérias do SAT para fins de admissão, orientação ou colocação. Mesmo se uma universidade não exigir os testes de matérias do SAT, eles podem ajudar os estudantes a diferenciar-se no processo de admissão e demonstrar seu preparo para programas ou cursos universitários específicos. Ao pensar em fazer os testes de matérias, considere principalmente as áreas que você gosta ou nas quais se destaca.

Em que consiste o teste do SAT?

O SAT consiste em três seções – leitura crítica, matemática e redação. Cada seção tem uma escala de pontuação de 200 a 800.

A seção de Leitura Crítica testa a capacidade de compreensão de textos de nível superior escritos em inglês. As questões desta seção pedem para completar sentenças com a palavra (ou palavras) apropriada, ou responder perguntas que demonstrem a compreensão de trechos de leitura curtos e longos.

A seção de matemática avalia a capacidade de analisar e resolver problemas – aptidões desenvolvidas na escola e que serão necessárias na universidade. Ela inclui questões que exigem o uso de fórmulas de álgebra, funções lineares, aumento exponencial e cálculos com expoentes, propriedades de linhas tangentes, valor absoluto, funções, figuras geométricas, probabilidade e análise de dados.

A seção de redação abrange questões de múltipla escolha para avaliar o uso do inglês escrito padrão. Você também deverá escrever uma breve dissertação.

De que modo a seção de redação afeta os estudantes cujo inglês é uma língua estrangeira ?

Na realidade, esses estudantes demonstram resultados iguais ou até melhores nas avaliações escritas do que em outras avaliações verbais. Os tópicos da dissertação são escolhidos com o intuito de serem acessíveis à população de estudantes que fazem o exame, inclusive aqueles que estudam inglês como língua estrangeira. A composição é avaliada de um modo holístico, ou seja, com base em sua qualidade geral e na demonstração da capacidade de escrever do candidato. Mesmo que haja alguns erros ortográficos, de pontuação ou gramaticais, o estudante ainda assim pode obter resultados excelentes na dissertação.Também é importante observar que cerca de 25% da turma de formandos do ano passado que fez o SAT falava uma outra língua que não o inglês em casa, por isso, você não está sozinho.

Testes de matérias específicas do SAT

Os testes de matérias específicas do SAT foram criados para medir o seu conhecimento e aptidão em matérias específicas, assim como a sua capacidade de aplicar esse conhecimento. São oferecidos nas seguintes matérias: biologia, química, física, matemática, espanhol, francês, chinês, japonês, coreano, alemão, italiano, latim, hebraico moderno, literatura, história americana e história mundial.

Muitas faculdades e universidades usam os Testes de matérias do SAT para tomar decisões de admissão e escolha de matérias. Informe-se nas universidades onde pretende pedir admissão sobre os requisitos e os Testes de Matérias do SAT que eles recomendam.

Pode-se fazer até três Testes de Matérias do SAT numa mesma data de exame. A melhor maneira de se preparar para os testes de matérias do SAT é se manter em dia com os estudos. Além disso, existem ferramentas para ajudá-lo a treinar para os testes, entre elas, amostras de questões do teste, explicações, informações sobre a duração dos testes e pontuação, tudo isso disponível gratuitamente.

Como preparar-se para o SAT?

A melhor forma de se preparar para o SAT é participar ativamente de sua própria educação. Escolha matérias que te desafiam, leia o máximo que puder, tanto dentro quanto fora da escola, e exercite a sua capacidade de redação. É importante se familiarizar com o formato do SAT para que não haja surpresas no dia do teste. Exemplos de questões do SAT, um exame simulado completo e vários outros recursos estão disponíveis gratuitamente on-line.

Skills Insight é mais uma ferramenta encontrada no website sat.collegeboard.org que pode ser usada para preparar-se para o SAT. Ela ajuda você a entender o que é testado no SAT e fazem com que você se sinta mais familiarizado com os tipos de questões do teste.

Qual é a duração do SAT?

A duração do teste é três horas e quarenta e cinco minutos. Levando em consideração intervalos, período de registro e atividades que precedem o teste propriamente dito, o tempo a ser passado no centro será cerca de cinco horas.

Mais informações sobre o SAT (Scholastic Assessment Test) podem ser obtidas no site College Board. Conheça também outros tipos de testes e certificados internacionais  clicando aqui.

Compartilhar:
}