O que é o exame IELTS?

O IELTS (International English Language Testing System) é o teste de língua inglesa líder mundial, realizado por mais de 1.4 milhão de candidatos anualmente em todo o mundo. Desde 1989, o IELTS tem provado ser o exame mais confiável para medir a capacidade de um candidato comunicar-se em inglês.Foi desenvolvido pelo British Council em parceria com o IELTS Australia e a Universidade de Cambridge após mais de 40 anos de pesquisas.

O IELTS abre as portas para a Educação Internacional e para melhores oportunidades profissionais no mundo inteiro. Cada vez mais, candidatos com boas notas são escolhidos por universidades e empregadores em países de língua inglesa. O teste permite demonstrar a real habilidade de comunicação em inglês através das 4 habilidades linguísticas: listening (interpretação oral), reading (interpretação de texto), writing (redação) e speaking (conversação) e com contexto real.

Mais de 6.000 instituições, incluindo 2.000 universidades nos Estados Unidos, reconhecem o IELTS. A lista de universidades americanas inclui todas as faculdades da Ivy League. O IELTS é utilizado para a comprovação de proficiência em processos de imigração para a Austrália, Canadá e Nova Zelândia. O serviço de Imigração do Reino Unido anunciou que é possível utilizar o resultado do IELTS para o novo sistema de imigração britânico para profissionais, baseado em pontos.

O IELTS está disponível em duas versões diferentes: Academic e General Training.

Se você pretende realizar qualquer atividade relacionada a uma instituição de ensino, a versão a escolher é a Academic. Caso pretenda trabalhar, cursar o Ensino Médio em países de língua inglesa ou solicitar visto de residência para a Austrália, Canadá ou Nova Zelândia, escolha a versão General Training

Como funciona o exame?

O IELTS avalia uma série de habilidades necessárias a estudantes e profissionais ao realizar atividades em inglês. Todosd os candidatos realizam as mesmas tarefas em Listening (Interpretação Oral) e Speaking (Conversação). Já as modalidades Reading (Interpretação de Texto) e Writing (Redação) serão diferenciadas para de acordo com a versão escolhida (Academic ou General Training).

  • Listening (Interpretação oral) – com duração de aproximadamente 30 minutos. Composto de 40 questões, dispostas em quatro seções. O Listening é gravado em um CD e executado apenas uma vez. Durante o teste os candidatos poderão ler as questões, ouvir a gravação, anotar as respostas no caderno de questões e terão ainda alguns segundos para conferir suas respostas. Ao final da gravação, haverá 10 minutos para que os candidatos possam transferir suas respostas para a Folha Oficial de Respostas.
  • Reading (Interpretação de Texto) – duração de 60 minutos e composto de 40 questões. Três textos num total de 1.500 a 2.500 palavras serão utilizados. Vários tipos diferentes de questões são utilizados, como: múltipla escolha, respostas curtas, preenchimento de espaços/resumos/tabelas, etc. Há ainda a identificação da opinião/conclusão do autor, classificação em ‘Sim’, ‘Não’ ou ‘Não informado’ e associação de idéias.
  • Writing (Redação) tem duração de 60 minutos. Candidatos deverão produzir duas redações. A Redação 1 requer que os candidatos analisem um gráfico, tabela ou diagrama e apresentem a informação neles contida. O número mínimo de palavras exigido é 150. Na Redação 2 os candidatos deverão discutir ou argumentar sobre o tema proposto. Esta redação deverá conter no mínimo 250 palavras.
  • Speaking (Conversação) tem duração de 11 a 14 minutos. Consiste numa entrevista oral na forma de conversa entre o candidato e um examinador.

Qual é a documentação necessária para o processo de inscrição?

  • 1 foto 3×4 recente, com fundo branco (fotos de candidatos usando óculos ou recortadas de situações diversas não serão aceitas)
  • Cópia do RG ou Passaporte (importante: CNH, OAB entre outros não serão aceitos)
  • Formulário preenchido e assinado (Takeielts.britishcouncil)
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 440,00

Com que antecedência devo efetuar minha inscrição?

Recomendamos que os candidatos façam sua inscrição com antecedência de 6 semanas a data do teste para garantir que o material chegará da Universidade de Cambridge a tempo. Solicitações de inscrição fora deste prazo estarão sujeitas à disponibilidade ou eventuais cancelamentos de candidatos já

Quanto tempo de duração tem o exame?

  • 30 minutos para a prova de Interpretação oral
  • 60 minutos para a prova de Interpretação de texto
  • 60 minutos para a prova de Redação
  • 15 minutos para a Entrevista

As entrevistas são individuais e geralmente acontecem no período da manhã. Os componentes Interpretação oral, Interpretação de texto e Redação são realizados no período da tarde. Sendo assim, os candidatos devem disponibilizar o dia inteiro para completar o teste.

Quando recebo meu certificado?

O resultado oficial é emitido em 13 dias corridos após a realização do teste e postado por carta simples. O prazo de entrega do certificado em cada região depende dos Correios.

Quem vai corrigir as provas?

Cada centro aplicador do teste conta com uma equipe de examinadores treinados e certificados pela Universidade de Cambridge, que são reavaliados a cada dois anos. Além disso, a Universidade de Cambridge conduz sessões de padronização e monitoramento por amostragem através de uma checagem da correção anualmente.

O resultado do IELTS tem prazo de validade?

Não. O TRF – Test Report Form (Certificado) apresenta apenas a data em que o teste foi realizado. As instituições que reconhecem ou exigem o IELTS têm o direito de estabelecer o período máximo de tempo em que os resultados serão aceitos. Existe um padrão internacional que recomenda que qualquer teste de proficiência deva ser aceito dentro do período de dois anos, mas isso não é uma regra.

Mais informações sobre o IELTS podem ser obtidas no site do British Council. Conheça também outros testes internacionais de proficiência em língua inglesa clicando aqui.

Compartilhar:
}