O que é o Erasmus Student Network?

O Erasmus Student Network (ESN) é uma associação europeia de apoio aos estudantes participantes de programas de mobilidade acadêmica internacional. O ESN surgiu em 1989 como forma de apoiar os estudantes participantes do Programa Erasmus, o principal programa de mobilidade acadêmica da União Europeia. Ao longo dos anos a organização se expandiu e passou também a apoiar participantes de outros programas de mobilidade internacional, incluindo, por exemplo, os alunos do Programa Ciências Sem Fronteiras. Atualmente o ESN encontra-se representado em 39 países do território europeu e conta com um total de 525 secções locais.

O ESN opera em nível internacional, nacional e local e conta com a colaboração de cerca de 12 mil membros voluntários (em diversos países europeus), que apoiam aproximadamente 180 mil estudantes internacionais todos os anos. O ESN apoia os estudantes de mobilidade no que tange a adaptação aos contextos educativos, culturais e logísticos dos novos países e cidades em que se instalam por um período de estudos que varia entre 6 a 12 meses.

Os princípios fundamentais desta associação são o fornecimento de informações essenciais aos estudantes de mobilidade, quer acerca dos próprios programas que realizam, como também noções básicas para a adaptação e integração no país e cidade em que se instalam, contribuindo assim, com a integração dos estudantes internacionais no ambiente universitário local.

Além de receber e informar os estudantes internacionais, o ESN tem também um papel importante na reintegração dos estudantes que terminaram o programa de mobilidade, mas que pretendem manter o contato com ambiente internacional no seu país de origem. É partindo desta premissa que grande parte dos seus voluntários já participou ou pretende realizar mobilidade acadêmica no âmbito do Programa Erasmus.

Além das iniciativas das secções locais, que incluem a organização de festas, jantares, viagens e atividades culturais, o ESN também desenvolve diferentes projetos de âmbito nacional e internacional. Em Portugal, por exemplo, o ESN Portugal todos os anos organiza dois eventos nacionais, o ESN Olympics e o ENM (Erasmus National Meeting). O primeiro é uma competição esportiva entre os estudantes de mobilidade de cada uma das 14 seções do ESN em Portugal e o segundo é um encontro anual que reúne cerca de 1200 estudantes internacionais em 4 dias de festas e atividades culturais.

No nível nacional cada país desenvolve seus próprios projetos, visando sempre a integração dos estudantes de mobilidade. A nível internacional o ESN desenvolve importantes projetos que em sua maioria são aplicados pelas 525 secções espalhadas pela Europa. Dentre as principais iniciativas se destacam o ExchangeAbility (que visa promover a mobilidade acadêmica de pessoas com deficiência), o SocialErasmus (que procura promover a integração dos estudantes de mobilidade com as comunidades locais através de atividades sociais) e o Movin’ Europe (que busca promover a mobilidade internacional como um estilo de vida).

ESN CARD (Carteirinha de Estudante)

Todos os alunos de mobilidade acadêmica, seja no âmbito do Programa Erasmus ou de outros programas de mobilidade, tem direito ao ESN Card, que pode ser usado como um cartão de desconto em muitas cidades e países da Europa. O ESN Card tem validade de 12 meses e só é válido com uma foto recente e dados pessoais corretos. O cartão é estritamente pessoal e não pode ser utilizado por alguém que não seja o titular. Mais informações podem ser encontradas em www.esncard.org

Se você vai estudar ou participar de algum programa de intercâmbio na Europa, não deixe de conferir se existe uma secção do ESN na cidade em que você irá estudar (você pode conferir em www.esn.org/sections). Além de poder participar das diversas atividades oferecidas, o ESN também pode lhe ajudar a encontrar acomodação ou te ajudar a resolver qualquer tipo de problema. Para mais informações sobre a organização e os projetos que ela desenvolve acessem o site www.esn.org.

Compartilhar:
}