Governo da Alemanha oferece bolsas de mestrado

O DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão) está com o edital de bolsas aberto para estudantes brasileiros que estejam no último ano da graduação e tenham interesse em fazer um mestrado na Alemanha.

As bolsas são para cursos de mestrado nas áreas de arquitetura, artes cênicas, artes plásticas, cinema, dança, design ou música. Podem se candidatar também estudantes recém-formados com bacharelado ou mestrado. O benefício da bolsa de estudos é de 750 euros mensais e inclui seguro-saúde e passagem área de ida e volta.

Para se inscrever o candidato deve acessar o portal do DAAD e criar uma conta. As inscrições vão até o dia 31 de outubro para todos os cursos, menos para arquitetura, que tem como data limite o dia 30 de setembro.

Além da inscrição pelo site, também é necessário o envio de documentos e mostras artísticas especificas do curso (confira a lista de exigências aqui). Elas deverão ser enviadas pelo correio para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro. (Endereço: Rua Alfredo Gomees, 37, Botafogo, CEP: 22251-080).

A escolha da universidade, e o contato com ela, fica com o estudante. Para ganhar a bolsa é necessário antes ter sido aprovado em uma universidade alemã da área. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao conciliar os dois processos, ou você corre o risco de perder a bolsa por não ter sido aprovado no curso. Requisitos como o nível de alemão e outros testes requeridos são decididos pela universidade, não pelo DAAD.

Compartilhar:
}