CAPES e Fulbright oferecem bolsas nos EUA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 6, o edital nº 20/2015, que seleciona bolsistas para Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes nos Estados Unidos. Os candidatos que cumprirem os requisitos exigidos têm até 21 de dezembro para realizar a inscrição. Serão concedidas bolsas de 9 meses de duração, com início em setembro de 2016 e término em maio de 2017. No caso de o bolsista ser selecionado para o treinamento intensivo de inglês, a duração poderá estender-se por até 15 meses.

Os selecionados serão beneficiados com mensalidade durante a permanência nos EUA, auxílio deslocamento, pagamento de eventuais taxas para acesso às instalações da instituição nos EUA, auxílio instalação pago em parcela única, auxílio seguro saúde mensal, auxílio para aquisição de livros e/ou computador, auxílio para participação de eventos e, de acordo com o nível de proficiência de inglês do bolsista – avaliado pela Comissão Fulbright – poderá ser oferecido curso de língua inglesa intensivo nos EUA, com até seis meses de duração, imediatamente anteriores ao início das atividades acadêmicas, incluindo estadia, taxas e material didático.

Objetivo

Incrementar as pesquisas realizadas por doutorandos no país nas áreas das Ciências Humanas, das Ciências Sociais, das Letras e das Artes e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade:

  • Doutorado Sanduíche

Benefícios custeados pela Capes:

  • Mensalidade
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação

Benefícios custeados pela Fulbright:

  • Auxílio pesquisa
  • Auxílio de aquisição de livros e/ou computadores
  • Auxilio participação em eventos nos EUA
  • Seguro de saúde mínimo aceito pela universidade americana ( a depender da IES norte-americana)
  • Seguro para acidente e doença para estrangeiros (ASPE)
  • Curso de língua inglesa intensivo nos EUA, em caso de seleção do bolsista para o curso

Observação: As taxas acadêmicas e administrativas (mandatory fees), se existirem, deverão ser custeadas pelo bolsista, isentando a CAPES e a Comissão Fulbright de qualquer responsabilidade por elas.

Duração: 9 meses (poderá estender-se por até 15 meses, se o bolsista for selecionado para o treinamento intensivo de inglês).

Inscrição

As inscrições serão gratuitas e o candidato deverá apresentar sua candidatura separadamente à Capes e à Comissão Fulbright, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento dos formulários de inscrição online e de acordo com as instruções específicas de cada entidade, ambos disponíveis nas páginas da CAPES e Fullbright. O prazo de inscrição é 21 de dezembro de 2015.

Essa não é a oportunidade que você tanto procura? Clique aqui e faça uma busca detalhada!

Compartilhar:
}