Conheça o Europass, o currículo da União Européia

O que é o Europass?

O Europass é um conjunto de documentos, criado e apoiado pela Comissão Européia, que procura destacar as qualificações e habilitações de forma clara, eficaz e facilmente compreensível, na Europa. Os documentos Europass permitem usufruir de um registro bem organizado dos conhecimentos, capacidades, competências e diplomas adquiridos no país de origem ou também em países estrangeiros. Uma clara apresentação das competências e conhecimentos pode reduzir significativamente os obstáculos relacionados ao trabalho, estudo ou formação na Europa.

Quais as vantagens de usar o Europass?

  • Ajuda os cidadãos a transmitir as suas qualificações e competências de uma forma eficaz;
  • Oferece uma ferramenta abrangente para os usuários com base num formato eletrônico acessível;
  • Permite que pessoas, com diferentes formações e experiências, tenham acesso a oportunidades de aprendizagem e de emprego em toda a Europa, em particular, ajudando as pessoas a mover-se entre países ou entre os setores laborais;
  • Promove fortes ligações entre a educação e a formação, a atividade comercial e industrial, assegurando a relevância contínua e adequada apreciação das competências e qualificações.

Quem pode se beneficiar?

  • Alunos – candidatos a emprego – trabalhadores;
  • Empregadores – empresas (ex: empresas de gestão de recursos humanos) e outro tipo de instituições;
  • Estabelecimentos de ensino superior;
  • Estabelecimentos de ensino e formação;

Quais os documentos do Europass?

O Europass inclui cinco documentos, sendo dois deles a título individual e três a serem emitidos por parte das entidades competentes e que permitem demonstrar de forma clara e transparente os conhecimentos acadêmicos, profissionais ou linguísticos dos seus titulares de forma padronizada em todo o território europeu.

Os documentos a título individual incluem:

Os documentos a serem emitidos pelas entidades competentes incluem:

Compartilhar:
}