Como trabalhar na Austria?

Compacta mas variada, tradicional mas moderna, refinada mas aventureira, a Áustria é rica em opções de estilo de vida, desde a elegância de Viena, no norte, até ao aroma do Mediterrâneo e às montanhas, no sul. Verdadeira Meca para os entusiastas dos esportes de inverno, o país provavelmente é mais conhecido pelo seu contributo para a história da música.

A economia austríaca tem se recuperado desde o declínio registrado em 2009. Há trabalho disponível para pessoas que tenham concluído cursos de aprendizagem especializados, designadamente eletricistas, canalizadores, torneiros, pedreiros, carpinteiros e marceneiros. Existe igualmente procura de trabalhadores para os setores do turismo e da hotelaria e restauração, bem como de vendedores e empregados de balcão.

Como procurar trabalho na Austria?

As ofertas de emprego são publicadas nos jornais ou na Internet. No caso dos empregos pouco qualificados, os contactos iniciais são geralmente feitos por telefone, embora as candidaturas em linha sejam cada vez mais frequentes.

Se se tratar de um emprego especializado, é necessário enviar uma carta de apresentação e o currículo para a empresa, que, depois de analisar as candidaturas, convoca os candidatos selecionados para uma entrevista. No caso dos cargos de direção, os candidatos poderão ser submetidos a uma avaliação.

Dicas para a apresentação das candidaturas:

As cartas de apresentação são habitualmente elaboradas em computador e impressas. A candidatura por escrito inclui sempre uma carta de apresentação formal, na qual deve referenciar a oferta de emprego a que se candidata. Insira o nome e o endereço da pessoa de contacto e verifique se estão corretamente transcritos.

O curriculum vitae deve ser curto, objetivo, esclarecedor, cronologicamente ordenado e completo, e incluir um perfil pessoal adaptado ao lugar a que se candidata. Não faça anotações manuscritas nos documentos a enviar.

Se apresentar uma candidatura espontânea, deve procurar certificar-se de que, caso a empresa não tenha vagas por preencher na altura, a sua candidatura será inserida numa base de dados de potenciais candidatos. Na verdade, é a esse tipo de bases de dados que os departamentos de recursos humanos muitas vezes recorrem em primeiro lugar, quando a empresa precisa de pessoal.

Na Áustria é habitual incluir uma fotografia no CV?

Sim, os empregadores estão habituados a que os candidatos enviem a sua fotografia juntamente com a carta de apresentação.

Há preferência por candidaturas manuscritas?

Não, se quiser uma candidatura manuscrita, a empresa solicitá-la-á expressamente.

O uso do modelo de currículo Europass é comum?

Infelizmente não.

Período habitual entre a publicação do anúncio de emprego e a entrada em funções:

As vagas são, na sua maioria, preenchidas no prazo de 1 a 3 meses, no máximo. Contudo, no caso dos lugares especializados (cargos de direção ou funções que requeiram muita experiência), os candidatos serão entrevistados várias vezes e possivelmente submetidos a procedimentos de avaliação. Alguns anúncios de emprego referem que o contrato terá início daí a 6 meses.

Qual a duração normal dos estágios na Austria?

O estágio geralmente tem uma duração de um mês, no máximo, e nesse período o contrato de trabalho poderá ser rescindido sem alegação de justa causa.

* Com informações do European Employment Services e Student News Poland

Compartilhar:
}