Como posso estudar no Uruguai?

Você sabia que qualquer cidadão brasileiro pode estudar no Uruguai, tanto no sistema de ensino básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) como nas instituições superiores e universidades? Além disso, os cidadãos brasileiros também podem optar por fazer cursos de idiomas e aperfeiçoamento no Uruguai. O processo é simples e não tem muita burocracia. Os estudantes brasileiros que vão para o Uruguai para participar de um curso ou carreira, por um período maior que 90 dias, deverão obter a Residência Temporária para Estudantes. Outra opção é obter o Visto de Residência do MERCOSUL, que garante aos cidadãos brasileiros o direito a residência no Uruguai e nos outros países do bloco.

O Uruguai é um dos países com melhor qualidade de vida na América Latina e foi o primeiro país das Américas a ter uma educação primária universal, gratuita e obrigatória, sob a influência do presidente José Pedro Varela, que convenceu o governo a fazer a lei da educação comum de 1877. O modelo adotado para a escola pública no Uruguai foi baseado no sistema educacional francês, e assim foi estabelecido um sistema centralizado cobrindo todo o país.

O sistema educativo uruguaio está organizado em quatro níveis:

1 – Educação Pré-escolar ou Inicial

Dirige-se à população infantil compreendida entre os 3 e os 5 anos inclusive, é obrigatória para as crianças de 5 anos de idade.

2 – Educação Primária

Dirige-se à população dos 6 aos 14 anos nas modalidades de educação comum, especial (dirigida às crianças com capacidades diferentes) e rural. É gratuita e obrigatória.

3 – Educação Média 

Ciclo Básico: Dirige-se à população estudantil com o ciclo de primária, é comum a todas as orientações e é obrigatório.
Segundo Ciclo: Bacharelato Diversificado e Educação Técnica. O primeiro grau do bacharelato divide-se em três áreas básicas, Biologia, Humanística e Científica, que se diversificam em 6 opções no segundo e último grau e é requisito para a entrada nos estudos terciários.
Educação Técnica: Tem diferentes modalidades que vão de 1 a 7 anos. Divide-se em quatro sectores, Agrário, Industrial, Artístico Artesanal e Serviços.
Educação Técnico-Profissional: Através dos seus cursos mais avançados, dá entrada para os estudos Universitários e de Formação Docente.

4 – Educação Terciária ou Superior

Terciário Universitário: inclui a Universidade da República (autónoma e gratuita), assim como quatro universidades privadas (Universidade Católica, Universidade ORT, Universidade de Montevideo e Universidade da Empresa).
Terciário não Universitário: inclui Institutos de Formação Docente, Centro de Design Industrial na órbita do Ministério de Educação e Cultura, Escola Militar, Escola Naval e Escola Militar de Aeronáutica na órbita do Ministério de Defesa, Escola Nacional de Polícia na órbita do Ministério de Interior, e Institutos Privados.

A prestigiada Universidade da República, por meio de seu Departamento de Relações Internacionais e Cooperação, mantem uma lista atualizada das instituições universitárias brasileiras com as quais possui acordos bilaterais de cooperação vigente, assim como dispõe uma lista com as oportunidades de bolsas de estudo e cursos em vigor. Além disso é possível obter informações sobre ofertas educacionais e oportunidades de bolsas de estudos e intercâmbios no Uruguai nos sites das universidades.

Universidad de Montevideo

Universidad da la República

Universidad Católica del Uruguay

Universidad de la Empresa

Universidad ORT Uruguay

Títulos Profissionais no Uruguai

Um título profissional é o que acredita que a pessoa frequentou com aprovação em instituições universitárias ou universidades os estudos correspondentes a um curso universitário completo.

  • Licenciatura, que acredita a conclusão de um primeiro grau.
  • Especialização, que acredita a conclusão de estudos específicos de aprofundamento numa disciplina ou num conjunto de disciplinas associadas, incluídas no curso universitário de primeiro grau.
  • Mestrado ou Bacharelato, acredita a conclusão de estudos de complementação, ampliação e aprofundamento dos estudos universitários de primeiro grau, e de tarefas de investigação que impliquem um tratamento activo e criativo do conhecimento, incluindo a elaboração de uma tese ou memória final.
  • Doutoramento, acredita a conclusão de estudos de complementação, ampliação e aprofundamento dos de mestrado, e o desenvolvimento de tarefas de investigação original superior, mediante a elaboração de uma tese.

Para mais informações sobre os procedimentos legais para estudar no Uruguai favor consultar a Embaixada do Uruguai no Brasil. Para mais informações sobre os custos de vida, oportunidades de trabalho e demais aspectos da vida no Uruguai os site mais recomendado são o Brasileiros no Uruguai e o Viver Uruguay.

Compartilhar:
}