Canadá retira exigência de vistos para brasileiros

O governo canadense vai, a partir de março de 2016, facilitar a viagem para os brasileiros que querem visitar o país. Quem já passou pelo Canadá nos últimos dez anos, ou teve um visto norte-americano válido nesse período, poderá apenas fazer uma pré-autorização online antes de viajar. A ideia do governo canadense é promover ainda mais o turismo no país e uma das medidas tomadas é facilitar a emissão de vistos, e especial para aqueles que já possuem o visto de turismo para os EUA. A intenção é fazer com que mais pessoas troquem as viagens aos Estados Unidos pelo Canadá e assim o dinheiro gasto pelos turistas fique em território canadense. A medida também irá beneficiar estudantes que desejam fazer cursos de até 6 meses.

A decisão exclui a necessidade do visitante brasileiro ter um visto no passaporte. A medida só é válida para via aérea e, além do Brasil, abrange outros países como Bulgária, México e Romênia. Importante ressaltar que isto é para as viagens aéreas com destino ao Canadá e esta autorização é temporária, sendo recebida quando a pessoa chegar ao país. O objetivo da mudança é expandir o programa ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) e trazer benefícios para o visitante que terá acesso ao serviço de forma online, de forma rápida e sem custo. Se o viajante que chegar por mar ou terra e atender aos requisitos, não precisará do ETA. Para se cadastrar é só acessar o site do governo canadense.

A medida faz parte do Economic Action Plan 2015 é bastante seletiva e não atinge a todos os brasileiros, ou seja, não basta a pessoa decidir que vai para o Canadá, é preciso atender a todos os requisitos exigidos. Na prática o que o governo do Canadá fez foi isentar a necessidade de visto para aquelas pessoas que certamente poderiam conseguir a autorização, ou seja, o país está eliminando a burocracia para atrair mais turistas para o país.

 

Compartilhar:
}