British Council e RioFilme oferecem bolsas em Londres

O BRITISH COUNCIL realiza processo seletivo para a composição da delegação que participará, com apoio da RIOFILME, do programa Archive Futures, realizado pelo British Film Institute (BFI), em Londres. A ação visa promover capacitação em uma das instituições de referência em preservação de arquivos analógicos e digitais para filmes e demais conteúdos audiovisuais, no contato direto com profissionais especializados do BFI e na troca de conhecimento entre os demais participantes do programa – profissionais especializados de todo o mundo.

O processo seletivo definirá 03 (três) profissionais que terão apoio da RIOFILME e do BRITISH COUNCIL para participarem do programa Archive Futures, na cidade de Londres, Reino Unido, de 22 a 24 de Fevereiro de 2016, e que deverão, em contrapartida, integrar por 12 (doze) meses grupo de trabalho liderado pela RioFilme para ações ligadas à preservação audiovisual. Informações sobre o programa Archive Futures, fornecidas pelo BFI, estão disponíveis no site oficial.

OBJETIVOS

Através do Apoio à Participação no Programa Archive Futures busca-se:

  • Promover capacitação de profissionais brasileiros em preservação de arquivos analógicos e digitais para conteúdos audiovisuais.
  • Usufruir do compartilhamento de experiência e aprendizado do British Film Institute em preservação de arquivos.
  • Promover a participação de profissionais brasileiros no encontro entre profissionais do Reino Unido e de outros diversos países, compartilhando melhores práticas, desafios e reflexões sobre o tema.
  • Construir novas relações e ampliar rede de contatos entre profissionais do Brasil, do Reino Unido e dos demais países participantes, para diálogos e oportunidades futuras.

PERFIL PROFISSIONAL

O apoio da RIOFILME e do BRITISH COUNCIL à participação no programa Archive Futures será concedido a profissionais do setor audiovisual com comprovada experiência em preservação de arquivos de filmes, vídeos e demais conteúdos audiovisuais.

O APOIO

Serão patrocinados pela RIOFILME os custos referentes à inscrição no programa Archive Futures, passagens aéreas Rio-Londres-Rio e acomodação em Londres por quatro noites. O BRITISH COUNCIL dará apoio na reserva e compra de passagens aéreas e hospedagem, bem como na inscrição no programa Archive Futures.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O candidato deve:

  • Ser brasileiro.
  • Residir no Rio de Janeiro.
  • Ter pelo menos 2 (dois) anos de experiência profissional em conservação e preservação de arquivos de conteúdo audiovisual.
  • Ter fluência em Inglês.
  • Ter passaporte com validade de no mínimo seis meses até a data da viagem.

PROCESSO SELETIVO

Os candidatos deverão se inscrever através do formulário disponível no site www.transform.org.br/bfi até o dia 08 de janeiro de 2016. Junto à ficha de inscrição deverão ainda ser enviados como anexo:

  • Currículo profissional – em português.
  • Comprovante de residência na cidade do Rio de Janeiro.

O BRITISH COUNCIL avaliará as candidaturas recebidas, sob os critérios de elegibilidade. Uma comissão de seleção será constituída por representantes da RIOFILME, do BRITISH COUNCIL e representantes externos a convite da RIOFILME e do BRITISH COUNCIL com reconhecida atuação em políticas públicas e em preservação de arquivos de conteúdos audiovisuais. A comissão de seleção avaliará as candidaturas recebidas quanto à experiência profissional, sobretudo relacionada à preservação de arquivos de conteúdos audiovisuais, e aos objetivos declarados de sua participação no programa Archive Futures.

Os candidatos selecionados serão comunicados pelo BRITISH COUNCIL, em 12 de janeiro de 2016 por e-mail, do resultado da triagem e avaliação inicial, devendo estar disponíveis e aptos para a realização de entrevistas em inglês nos dias 14 e 15 de janeiro de 2016, no Rio de Janeiro.

A comissão de seleção realizará entrevistas com até 07 (sete) candidatos, dentre os quais serão escolhidos três participantes. Os demais candidatos entrevistados formarão lista de suplentes. Não caberá recurso às decisões da comissão de seleção.

Os candidatos deverão estar à disposição para contato do BRITISH COUNCIL, por meio eletrônico e telefônico, entre os dias 18 e 22 de janeiro, para as providências necessárias à inscrição no curso e reserva de passagens aéreas e hospedagem.

O BRITISH COUNCIL poderá a qualquer momento, com a anuência da RIOFILME, convocar um dos candidatos suplentes em caso de impossibilidade de contato ou insuficiência de documentação dos candidatos selecionados.

OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS

Os três participantes selecionados deverão estar em Londres entre os dias 22 e 24 de Fevereiro de 2016.e cumprir integralmente a agenda do programa Archive Futures conforme estabelecido pelo BFI e informado pelo BRITISH COUNCIL.

Os três participantes deverão apresentar, por escrito até 21 de março de 2016, relatório sobre a participação no programa Archive Futures. Deverão participar de um evento a ser realizado pela RIOFILME, para o compartilhamento de experiências junto a outros profissionais do setor audiovisual, no Rio de Janeiro em data a definir no calendário de 2016.

Os três participantes selecionados deverão integrar por 12 (doze) meses o grupo de trabalho liderado pela RioFilme para ações relacionadas à preservação audiovisual, comparecendo às reuniões periódicas e demais eventos agendados pela RioFilme sobre o tema.

O curso acontecerá em Londres de 22 a 24 de Fevereiro de 2016. Leia o regulamento e faça sua inscrição!

Essa não é a oportunidade que você tanto procura? Clique aqui e faça uma busca detalhada!

Compartilhar:
}