BRICS firmam acordo para Universidade em Rede

Os países que compõem o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul) fizeram um acordo para instituir a Universidade em Rede. O projeto prevê a entrega de 10 bolsas de mestrado e 10 de doutorado, em cursos na área de produção acadêmica, como economia e meio ambiente. O iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (24), durante o fórum de acompanhamento do piso salarial de professores da Educação Básica.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as bolsas ofertadas serão adicionais, complementando programas já existentes. As oportunidades serão destinadas aos seguintes setores: economia; energia; tecnologia e segurança da informação; mudanças climáticas e efeito estufa; recursos hídricos e poluição; além de estudos a respeito do próprio Brics.

A previsão é de que o edital do programa de bolsas seja publicado já no mês de dezembro, com início da seleção para o segundo semestre de 2016 e aulas programadas para 2017. Para o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, o acordo representa “um momento histórico para a relação em educação entre os países do Brics”.

Compartilhar:
}