Instituição oferece 225 bolsas de estudo para alunos da rede pública

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que oferece 225 bolsas de estudo integrais em escolas de excelência em São Paulo e no Rio de Janeiro para alunos da rede pública de ensino. Podem se candidatar às vagas os estudantes matriculados nos 7º e 9º anos do ensino fundamental, que tenham alto rendimento escolar. As inscrições, que ficam abertas até o dia 15 de julho, são gratuitas e estão disponíveis no site oficial do Ismart.

Os candidatos do 7º ano que forem aprovados no programa participarão de um cursinho preparatório para o ensino médio, o Projeto Alicerce, que tem dois anos de duração e aulas oferecidas no contra turno do período em que o aluno está matriculado na escola pública. Já os estudantes do 9º ano, terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas parceiras do Instituto, por meio do Projeto Bolsa Talento.

Como se candidatar?

Para concorrer a uma das bolsas do Ismart o aluno deve comprovar renda familiar per capita de até dois salários mínimos (no máximo, R$ 1.760,00 por pessoa), além de ter no máximo 13 anos completos, no caso dos candidatos do 7º ano, e 15 anos completos, para alunos do 9º ano. Não serão aceitos alunos que já repetiram de ano.

O processo seletivo é composto por cinco etapas: teste on-line, prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por um professor que deseje indicar seus alunos.

Além das bolsas de estudos integrais, os candidatos aprovados também receberão uniforme, material didático e uma ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os selecionados poderão participar do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ismart e ganhar uma bolsa-auxílio.

Requisitos

  • Podem se candidatar às vagas os estudantes matriculados nos 7º e 9º anos do ensino fundamental, que tenham alto rendimento escolar.
  • O aluno deve comprovar renda familiar per capita de até dois salários mínimos (no máximo, R$ 1.760,00 por pessoa).
  • O candidato deve ter, no máximo, 13 anos completos, no caso dos candidatos do 7º ano, e 15 anos completos, para alunos do 9º ano.
  • Não serão aceitos alunos que já repetiram de ano.

Bolsistas Ismart

Atualmente, o Instituto conta com 777 bolsistas, em 18 escolas diferentes, nas cidades de São Paulo, Cotia, São José dos Campos, Sorocaba e Rio de Janeiro. Dos que já se formaram, 339 estão na universidade, matriculados em instituições do Brasil e de fora do País, como as norte-americanas Harvard, Stanford e Dartmouth.

Para consultar as universidades parceiras e obter mais informações sobre o programa, clique aqui.

* Com informações do Universia Brasil

Compartilhar:
}