OEA oferece bolsas de mestrado nos Estados Unidos e Porto Rico

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Sistema Universitário Ana G. Méndez (SUAGM) abrem inscrições para bolsas de estudo para cidadãos ou residentes dos países-membros da OEA. O programa oferecerá cursos de mestrado e MBA, presenciais ou à distância, com duração máxima de dois anos.

As vagas são para instituições de ensino superior de Porto Rico e dos Estados Unidos. Entre as instituições participantes estão as universidades do SUAGM: Universidad Metropolitana (UMET), Universidad del Este (UNE), a Universidad del Turabo (UT), além dos campi em Tampa e Orlando e do campus virtual.

O programa cobre 100% dos gastos universitários, que incluem as taxas e mensalidades referentes ao curso escolhido pelo candidato. A manutenção dos benefícios depende do desempenho acadêmico e frequência do estudante. Os custos com passagens áreas, visto e passaporte, serviços escolares (expedição de diplomas, documentação etc), materiais didáticos, viagens adicionais e seguro saúde serão de responsabilidade do bolsista.

Antes de se candidatar ao programa de bolsas, o candidato terá que ser admitido a uma vaga nas universidades do SUAGM. O prazo para concluir esse processo de admissão na instituição escolhida é até o dia 1º de março de 2016. Em seguida, o aluno terá até o dia 8 do mesmo mês para se inscrever no processo seletivo de bolsas, através do site oficial da SUAGM. Em seguida, o aluno terá que enviar aos organizadores do programa uma cópia de um documento com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação ou passaporte, comprovante de admissão a uma das universidades participantes, currículo profissional atualizado, diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, cópia do último título acadêmico obtido e uma carta de recomendação redigida por um professor ou gestor do último emprego.

Para concluir a candidatura, a OEA e o SUAGM exigem que o estudante escreva um ensaio em espanhol, com mínimo de 800 caracteres e máximo de 2.900, incluindo palavras, espaços e pontuação. O indivíduo poderá escolher entre duas possibilidades de tema:

Tema 1 – Descreva como o programa de bolsas de estudo vai impactar sua carreira profissional, melhorando seu desempenho no trabalho ou permitindo melhorar sua colocação profissional no mercado de trabalho.

Tema 2 – As bolsas de estudo da OEA exigem que os bolsistas retornem aos seus países de origem assim que concluírem os estudos, e permaneçam neles durante um período equivalente à duração do curso. Pensando nisso, prepare um plano de 5 anos, indicando como pretende aplicar os conhecimentos adquiridos no intercâmbio, para contribuir com o desenvolvimento do seu país. Além disso, fale sobre as razões pelas quais se candidatou a essa vaga, sua realidade financeira e como conseguirá cobrir os gastos adicionais contemplados no processo.

Após ter finalizado todas as fases da candidatura, o aluno deverá reunir a documentação, o ensaio e o formulário preenchido e enviar por e-mail, no formato PDF, para o endereço eletrônico do programa da SUAGM (aisuagm@suagm.edu), até o dia 8 de março de 2016.

A lista de aprovados será divulgada no dia 22 de abril. Os alunos terão até 6 de maio para aceitar ou declinar a bolsa oferecida pela OEA. As aulas iniciam-se, oficialmente, em agosto de 2016 e vão até maio de 2018. Acesse a lista completa das universidades e cursos disponíveis.

Sobre as universidades:

SUAGM
O Sistema Universitário Ana G. Méndez (SUAGM) é uma entidade de educação superior sem fins lucrativos, cuja principal missão é promover o desenvolvimento e bem-estar cultural, social e econômico da sociedade porto-riquenha, assim como outros setores da comunidade hispânica fora de Porto Rico, mediante a ampliação de oportunidades educativas.

Universidad del Turabo
Universidad del Turabo é uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos. Seu principal campus fica em Gurabo e tem140 acres de extensão, que abrigam quinze edifícios. Conta com centros universitários em Cayey, Yabucoa, Isabela, Ponce e Barceloneta . Também opera cursos em Orlando, Tampa Bay, South Flórida e Maryland, nos Estados Unidos.

Universidad del Este
A Universidad del Este é uma instituição de educação superior que conta com uma extensa trajetória no mercado, oferecendo programas que cumprem com os mais altos requisitos da excelência acadêmica. Os campi da UNE estão localizados em diversos pontos de Porto Rico, e também na Flórida, Dallas e Maryland, nos Estados Unidos.

Requisitos:

  • Ter visto de estudante para o país de destino;
  • Comprovar proficiência em espanhol e/ou inglês, dependendo do idioma exigido pelo curso em questão;
  • Estar disposto a retornar ao seu país de origem ou residência logo após o término do curso;
  • Ter concluído curso universitário, licenciatura, mestrado ou doutorado;
  • Ter sido admitido no programa de estudos de uma das universidades participantes.

Numero de Vagas: 13 vagas

Prazo de Inscrição: 08 Março 2016

Para mais informações favor consultar o edital completo.

Se essa não for a oportunidade que você tanto procura, clique aqui e faça uma busca detalhada!

Compartilhar:
}