Programa oferece bolsas para pesquisas no México

Com o objetivo de contribuir para a construção de pontes de diálogo permanentes e de longo prazo, que enriqueçam a academia e a cultura mexicana, diante da presença de pesquisadores, acadêmicos, especialistas e artistas estrangeiros no México, que tenham trabalhado com temas relacionados ao México, nas diferentes áreas do conhecimento, e a fim de se aprofundar mais nos estudos do país, o Governo do México oferece bolsas por meio do Programa de Bolsa “Genaro Estrada” para especialistas da cultura e história do México (mexicanistas). Esta bolsa é voltada para acadêmicos e pesquisadores com ampla trajetória de pesquisas em temas sobre o México, para que realizem uma estada de estudos em Instituições de Ensino Superior (IES), registros, bibliotecas, centros de pesquisas e instituições culturais do México. Este programa não contempla candidatos que desejam iniciar estudos de pesquisa. A bolsa inclui um subsídio mensal de US$ 627.90, passagens aéreas e seguro médico.

Os benefícios oferecidos pela Bolsa de Estudos são:

  • Subsídio mensal de 5 (cinco) salários mínimos vigentes no Distrito Federal, equivalente a $ 10.956.00 pesos (aproximadamente US$ 627.90).
  • Transporte internacional da cidade capital do país de residência do bolsista até a Cidade do México, do início ao término da bolsa.
  • Transporte nacional na Cidade do México, local em que serão realizadas as atividades. Se durante a sua estadia, o bolsista realizar atividades no interior da República Mexicana, os custos de deslocamento deveram ser pagos com recursos próprios.
  • Seguro médico do Instituto Mexicano do Seguro Social, a partir do terceiro mês da bolsa.

Nota: Se a estadia do bolsista for menor do que 4 meses, ele deverá contar obrigatoriamente com um seguro médico internacional com cobertura ampla.  Toda candidatura deverá ser realizada eletronicamente, por meio do Sistema de Gestión de Cooperación Académica (SIGCA), conforme informado no Programa, com um mínimo de 30 (trinta) dias prévios corridos da realização da atividade.

O candidato deverá considerar ao desenvolver sua solicitação que, para receber o pagamento integral da bolsa no primeiro mês, as atividades deverão iniciar dentro dos 10 (dez) primeiros dias corridos do mês, assim que chegar ao México. Além disso, para ter direito ao pagamento da bolsa no último mês, as atividades deverão finalizar nos últimos 5 (cinco) dias corridos do mês. Não serão aceitas candidaturas que sejam apresentadas em meios distintos da SIGCA (documentos físicos, fax, e-mails, presencialmente e outros).

Documentação solicitada para a candidatura:

  1. Formulário de solicitação da bolsa devidamente respondido on-line com fotografia digital.
  2. Carta da instituição mexicana anfitriã, em que o convite seja estendido para o candidato desenvolver o projeto de pesquisa, que indique expressamente as seguintes informações: a) Título da pesquisa que o candidato irá realizar. b) Nome e cargo do tutor. c) Data de início e conclusão de suas atividades. O candidato deverá considerar, como se estabelece nas Condições Gerais dos Programas Especiais, que para que possa receber o primeiro pagamento mensal da bolsa, as atividades devem iniciar dentro dos 10 (dez) primeiros dias corridos do mês. E para ter direito ao pagamento da bolsa no último mês, as atividades deverão finalizar nos últimos 3 (três) dias do mês.
  3. Currículo do candidato em espanhol ou com tradução simples para o espanhol.
  4. Cópia do diploma da última graduação concluída.
  5. Comprovação que confirme o bom desempenho com o idioma espanhol, se não for a sua língua materna.
  6. Projeto de pesquisa detalhado, assim como os resultados que se pretendem alcançar.
  7. Redação sobre as razões que o motivaram a realizar uma pesquisa no México.
  8. Certificado médico expedido por uma instituição de saúde pública ou privada, com o máximo de 3 (três) meses prévios da apresentação da candidatura. Não serão aceitos certificados expedidos por médicos particulares.
  9. Cópia simples do passaporte vigente do candidato (primeira e última página).
  10. Carta de aceitação com assinatura do bolsista, em que aceita as condições gerais dos programas especiais.

Observação: A carta (no descrita no ponto 2) deverá ser impressa em papel timbrado, assinada por uma autoridade responsável (Diretor da Instituição ou o profissional equivalente, ou Diretor de Curso Internacional ou de Intercâmbio Acadêmico, Chefe de Cursos de Pós-graduação, Coordenador de pós-graduação e etc) e carimbada.

Esta chamada permanecerá vigente de 8 de abril a 15 de setembro de 2016. Além disso, a SIGCA estará aberta até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2016 (Hora do México). Estes prazos são improrrogáveis e não serão processadas as solicitações que se apresentarem fora do prazo. Mais informações sobre o programa de bolsas de estudo podem ser obtidas no site oficial.

Compartilhar:
}