Instituto Camões oferece bolsas de estudo em Portugal

A Cátedra Jaime Cortesão, criada em 1991 na Universidade de São Paulo, tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas no campo da história e cultura de Portugal e do mundo de língua portuguesa. Com o patrocínio do Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, selecionará 5 (cinco) pesquisadores, interessados em bolsas com duração máxima de dois meses, para a realização de pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação em Portugal, a partir do primeiro semestre de 2016. O auxílio de 700,00 euros/mês destina-se ao custeio da permanência em Portugal. As despesas com passagem aérea, seguro saúde e passaporte são de responsabilidade dos candidatos.

Os candidatos devem estar inscritos em programas de pós-graduação no Brasil (em nível de mestrado ou doutorado). O processo seletivo acontecerá em duas fases. As inscrições, para a primeira etapa, ocorrerão através do site www.cjc.fflch.usp.br do dia 20 de Dezembro de 2015 até o dia 31 de Janeiro de 2016. Com base na análise da documentação enviada, no dia 19 de fevereiro de 2016 serão divulgados os selecionados na primeira fase, que serão convocados para entrevista.

Documentos para inscrição:

1. Inscrição através do site www.cjc.fflch.usp.br
2. projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado;
3. plano de trabalho em Portugal (descrevendo as atividades a serem realizadas: como entrevistas, pesquisas em arquivos, bibliotecas e/ou centros de memória e documentação), com definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador;
4. carta-convite de um pesquisador em Portugal;
5. duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil, diferente do orientador;
6. comprovação (declaração) de inscrição em programa de pós-graduação;
7. histórico escolar da graduação.

Valor do auxílio

700,00 € (euros) / mês

Duração

Um ou dois meses, de acordo com o interesse e o plano de trabalho do candidato.

1. Para a liberação dos recursos da bolsa os candidatos contemplados deverão, com antecedência mínima de 30 dias da data de início das atividades de pesquisa em Portugal, apresentar e-ticket de passagem aérea, na qual o destino final seja Portugal em nome do bolsista com data de embarque;

Prazo de candidatura

20/12/2015 a 31/01/16

Demais datas

  • 19 de fevereiro de 2016 – divulgação do resultado da primeira fase
  • 1 a 11 de março de 2016 – entrevistas com os aprovados na primeira fase: presenciais para candidatos residentes no Estado de São Paulo e através de vídeo conferência para candidatos dos demais Estados do país.
  • 18 de março de 2016 – divulgação do resultado final

Para mais informações favor consultar o site da Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH/USP).

Essa não é a oportunidade que você tanto procura? Clique aqui e faça uma busca detalhada!

Compartilhar:
}