Bolsas de estudo na República Tcheca

Atualmente mais de 39 mil estudantes estrangeiros estudam na República Tcheca. O país tornou-se um popular destino para os estudantes internacionais e segundo recentes estatísticas da União Europeia o país é o 12º destino mais popular entre os estudantes de mobilidade na Europa. Certamente existem várias razões para escolher a República Tcheca como destino para os estudos: universidade com grande reputação acadêmica, programas unicos e especializados, baixo custo nas taxas escolares e no custo de vida, e claro, uma vibrante vida cultural no coração da Europa.

O Ministério da Educação, Juventude e Desporto da República Tcheca oferece anualmente bolsas de estudo a cidadãos estrangeiros, em conformidade com acordos bilaterais intergovernamentais celebrados com vários países. Bolsas deste tipo são projetados para estudantes universitários que queiram realizar um estudo ou estadia de pesquisa em uma das instituições públicas de ensino superior da República Tcheca. Confira no site oficial os termos e condições, formulários de candidatura e procedimentos.

Bolsas do Governo

O Governo da República Tcheca oferece uma série de bolsas de estudo, no âmbito do seu Programa de Apoio ao Desenvolvimento das Relações Exteriores em apoio ao estudo de estrangeiros de países em desenvolvimento em instituições públicas de ensino superior na República Tcheca. Essas bolsas do governo são projetados para programas de estudo de Graduação e/ou Mestrado mais um ano de curso preparatório da língua Tcheca. As bolsas ainda cobrem programas de pesquisa de cursos de mestrado e doutoramento. Para maiores detalhes clique aqui.

Bolsas de estudo do Fundo Internacional Visegrad

O Fundo Internacional Visegrad (FIV) foi fundado em 2000 pelos quatro países membros do Grupo de Visegrado: a República Tcheca, Hungria, Polônia e a Eslováquia. O FIV oferece bolsas de mestrado e bolsas de estudo para cursos pós mestrado também são concedidas aos acadêmicos selecionados pelo programa para cursos com períodos de 1 ou 2 semestres. Apenas cidadãos de alguns países são elegíveis para essa bolsa. Obtenha mais informações sobre o programas de bolsas clicando aqui.

Bolsas do South Moravian Center for International Mobility

O South Moravian Center for International Mobility oferece bolsas de estudo para estudantes estrangeiros na região de South Moravian da República Tcheca. Estas bolsas são fornecidas para estudantes talentosos de Estados não-membros da União Europeia para cursar parte dos estudos nas universidades da região, nos níveis de mestrado e doutorado. Os estudos abrangidos pelo programa estão no campo técnico-científico e no campo das ciências naturais, e são lecionados em língua tcheca. Os alunos que obtiverem bons resultados nos estudos, poderão receber bolsa também para os seguintes anos letivos do curso.

Programas Europeus e Outros Programas

O Central European Exchange Program for University Studies é formado por redes de universidades que operam programas conjuntos. O CEEPUS cobre bolsas de mobilidade para estudantes e professores. O Fulbright é o maior programa de intercâmbio internacional dos EUA e oferece oportunidades para estudantes de realizar estudos de pós-graduação internacional ou de pesquisa avançada em todo o mundo.

O Erasmus + é o novo programa europeu para Educação, Treinamento, Juventude e Esporte no período de 2014-2020. O programa oferece oportunidades para estudantes do ensino superior cursarem determinados períodos de tempo no exterior, o que inclui estudos acadêmicos e treinamentos profissionais. O Erasmus Mundus oferece bolsas de estudo para estudantes qualificados para cursarem programas Erasmus Mundus de mestrado ou doutoramento. Confira aqui a lista de programas Erasmus Mundus oferecidos em universidades da República Tcheca.

Mais informações sobre programas na República Tcheca favor consultar o site www.studyin.cz

 

Compartilhar:
}