AUIP oferece bolsas de estudo em países da América Latina e Europa

Esta iniciativa faz parte da atuação programática de fomento aos estudos de pós-graduação e doutorado, inclusa no Plano de Ação da  AUIP – Associação Universitária Ibero-americana de Pós-graduação. A AUIP é uma organização internacional não governamental reconhecida pela UNESCO que conta com 196 instituições associadas. A finalidade da organização é apoiar os estudos de pós graduação e doutorado entre suas instituições associadas.  Como forma de promover sua missão institucional, a AUIP oferece bolsas de estudo para promover e favorecer a mobilidade acadêmica internacional entre todas as instituições associadas. O apoio financeiro cobre única e exclusivamente o deslocamento internacional até uma quantia máxima de 1.200 euros. Será a AUIP que, por meio de sua agência de viagens, proporcionará ao bolsista a passagem de avião. Para viagens entre Espanha e Portugal, a quantia da ajuda será de um máximo de 800 euros e será necessário apresentar justificativas e comprovantes dos gastos.

O propósito do programa é facilitar o encontro de acadêmicos e pesquisadores de distintos países; fomentar o intercâmbio de experiências institucionais no desenvolvimento de programas de pós-graduação e doutorado; promover a revisão e o ajuste curricular da oferta acadêmica; desenhar, projetar e dar andamento a projetos conjuntos de pesquisa; facilitar a realização de estágios e estadias acadêmicas que contribuam com uma colaboração mais eficaz entre as instituições. O programa de bolsas é destinado prioritariamente para professores e pesquisadores, bem como para gestores de programas de pós-graduação e doutorado, estudantes de pós-graduação e doutorado, e ainda interessados em cursar mestrados e doutorados.

Países Participantes:

Guatemala, Nicarágua, Espanha, Brasil, Chile, México, Colômbia, Perú, El Salvador, Panamá, República Dominicana, Equador, Venezuela, Honduras, Bolívia, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina e Portugal

Requisitos para Candidatura:

  • A estadia não poderá ser inferior a cinco dias úteis.
  • Tanto a universidade de origem como a de destino deverão ser membros ativos da AUIP e deverão estar com o pagamento em dia de suas cotas anuais de associação.
  • Os candidatos aos apoios deverão fazer contatos institucionais preliminares e estar acordados com suas agendas de trabalho.
  • Será condição necessária optar pelas bolsas que as candidaturas tenham relação direta com os estudos de pós-graduação e doutorado, em qualquer campo de conhecimento.

Prazos de solicitação: 

  • Para viagens que se iniciam entre julho e dezembro de 2016, a convocatória se encerra em 31 de março de 2016.
  • Para viagens que se iniciam entre janeiro e junho de 2017, a convocatória se encerra em 28 de outubro de 2016.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidos no site da AUIP ou pelo email auip@auip.org

Compartilhar:
}